Texto sobre o projeto:
DigiGRÉS – Investigação e Desenvolvimento de Gama de Tableware em Grés Fino com Decoração Digital
O projeto digiGRÉS, a realizar em consórcio pela Grestel e Universidade de Aveiro, tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma gama de produtos para tableware em grés fino com decoração através de impressão digital (linha digiGRÉS) e tratamento com radiação laser, representando uma etapa determinante na modernização e inovação dos produtos e modelo de negócio da empresa num contexto da Indústria 4.0, tornando-a mais competitiva a nível nacional e internacional.
Para tornar realidade esta ambição, o projeto inclui a investigação em duas áreas fundamentais: •
O projeto digiGRÉS possibilitará, assim, o reforço da combinação da tecnologia avançada e a experiência da Grestel, oferecendo para o mercado internacional uma gama original de produtos com elevada qualidade, durabilidade e design exclusivo.
Resultados pontuais:
Este projeto nos permitiu a adquisição de uma máquina de impressão digital, desenhada inicialmente para peças planas (pavimento e revestimento), a qual foi adaptada para poder suportar a diversidade de peças de tableware em altura/forma/tamanho.
Com a compra deste equipamento, foi possível a criação dos primeiros protótipos de peças de grés da linha Digigrés decoradas por impressão digital e com alturas máximas entre 60-80 mm. Os protótipos cumprem os estândares de qualidade e segurança alimentar dos produtos Grestel.
Alem das decorações 2D, também foi possível a obtenção de efeitos decorativos 3D ou relevo pela aplicação de granilhas comerciais sobre decorações realizadas por impressão digital. Também foi desenvolvida a primeira tinta back-stamp (preparada para ser aplicada por impressão digital), e posteriormente, sinterizada com o sistema laser de CO2 a operar com uma potência de 30 W, uma velocidade de varrimento de 5 mm s-1 e uma distância à amostra de 16 mm da mesma.