Eficiência Energética – Grestel Unidade 2

A intervenção a realizar consiste na implementação de ações que visam aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas, contribuindo assim para a promoção da eficiência energética das empresas e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética. O projeto permitirá a utilização racional de energia, reduzir as emissões de carbono, consumos energéticos e os custos de exploração/manutenção associados, indo de encontro à redução no consumo de energia primária.

A proposta de intervenção, ao nível das medidas de eficiência energética previstas em sede de auditoria energética “ex-ante”, em consonância com a estimativa orçamental caracteriza-se pela implementação de intervenções nos processos produtivos da empresa, nomeadamente:

• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 3 para o secador da roller de pratos.

• Instalação de um VEV (Variador Eletrónico de Velocidade) no motor do ventilador do de extração de gases do forno túnel da Grestel 2.

• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 2 para estufa de secagem.

• Substituição da mobília refratária das vagonas por mobília refratária de baixa massa térmica (trempes de carboneto de silício e placas de cordierite) do forno túnel da Grestel 2.

• Instalação de ventiladores de distribuição de ar quente na olaria por forma a desligar 2 dos 4 geradores de ar quente.

O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria/aumento do desempenho energético e na otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos nas infraestruturas e/ou equipamentos existentes na empresa.