Inovação (Grestel 2020)

GRESTEL 2020 – Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência

O objetivo do projeto de Inovação compreende a criação de uma nova unidade industrial Grestel III, inovadora e distintiva pela ecoeficiência e eficiência operacional, e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da empresa em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos.

Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o “Color Grés”, “+ECOGrés”, “INDUCER” e “Vidrado X”).

A Grestel II será vocacionada para pequenas séries, dotada de extrema flexibilidade operacional, e a Grestel III, unidade a criar, pretende ser particularmente vocacionada para produtos de maior volume de vendas materializando a orientação estratégica de alavancar o private label. Pretende-se assim aumentar a capacidade e a flexibilidade da produção para responder aos pedidos de clientes com margens mais interessantes (marcas próprias). Usufruindo da familiaridade dos EUA com a cerâmica portuguesa para a aceder a novos clientes de referência, a Grestel planeia consolidar assim este mercado (relevante em termos históricos e onde os nichos de mercado são de dimensão elevada e com margens importantes), bem como apostar em outros países para alcançar novos clientes, igualmente de relevância mundial.